BANCO DE DADOS
24 h.png
Untitled design - Custom dimensions.png

No ano de 2018, houve 13.897.660 de viagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro, com mais de mais de um bilhão de passageiros transportados.

 

Isso representa um significativo número de dados produzidos minuto a minuto pelos GPS instalados na frota dos ônibus da cidade.

 

A formação do banco de dados iniciou em dezembro de 2017, quando os voluntários do Observatório Social identificaram que o link com os dados abertos dos GPS das frotas de ônibus não estava mais disponível no site da prefeitura.

 

BIG DATA.jpg

Após reiteradas cobranças, o link com os dados abertos da frota de ônibus da cidade do Rio de Janeiro é reestabelecido em fevereiro de 2018.

 

Para validar os dados fornecidos pela Secretaria de Transporte, a Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-RIO) realiza a "verificação dos dados de GPS dos ônibus disponíveis no portal Data.Rio", gerando o relatório de auditoria RAG 02/2009.

 

O banco de dados será em BIG DATA e permanentemente composto de forma automatizada, possibilitando transparência, planejamento e execução da mobilidade urbana de forma local, regional e nacional.